A SEGUNDA FORMAÇÃO DO PACTO ACONTECEU NOS DIAS 1 E 2 DE
MARÇO DE 2012, NA CASA DA CULTURA, MINISTRADA PELAS FORMADORAS RAIMUNDA MELO E
ANA VITORIA GUEDES, TENDO COMO OBJETIVOS
– REVISAR OS FUNDAMENTOS DO PACTO COM MUNICÍPIOS E DA PROPOSTA DIDÁTICA –
ALFABETIZAR LETRANDO; FORTALECER OS PROCEDIMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO
MATERIAL E A SUA UTILIZAÇÃO; PLANEJAR AS ATIVIDADES ALFABETIZADORAS DA 1ª
ETAPA, 2º MÊS DE ACORDO COM A PROPOSTA PEDAGÓGICA.
O ENCONTRO FOI UM SUCESSO, OS PROFESSORES PARTICIPARAM
BASTANTE COM INDAGAÇÕES ACERCA DA PROPOSTA. HOUVE MUITO QUESTIONAMENTOS POR
PARTE DOS MESMOS OS QUE MOSTRAM O INTERESSE PELO O PROGRAMA PACTO.
DE ACORDO COM AS AVALIAÇÕES PERCEBEMOS QUE O ENCONTRO FOI
MUITO PROVEITOSO E ESCLARECEDOR. AS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS FORAM EXCELENTES
ONDE SE PERCEBE UMA BOA COMPREENÇÃO DO PROGRAMA.
AGENDA
DA 2ª FORMAÇÃO
HORÁRIO
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
RECURSO
|
08h às
08h 30min
|
Acolhimento: Boas
vindas aos cursistas Mensagem
Programação do
encontro
|
· Bom dia (mensaagem)
· Leitura
da programação do encontro
· Apresentação aos
professores que estão participando pela primeira vez.
|
Programação do
encontro. Slides.
Data show
Papel Ofício
Pincel Atômico
Tesoura
|
8h40min
às
10h30min
|
1ª
Etapa da Proposta Didática -Experiências vivenciadas em sala de aula
|
· Troca de experiências para fortalecimento
da rede de aprendizagens com esclarecimentos de dúvidas
|
Instrumento
de planejamento de relato de experiência (O que foi feito? Como foi feito?
Com o que foi feito?)
|
10h30min
Às 10h50
|
Lanche
|
_______________
|
|
10h 50min
às 12h
|
1ª
Etapa da Proposta Didática -Experiências vivenciadas em sala de aula
|
· Socialização
e registros dos relatos em plenária
· Apresentação de atividades
significativas vivenciadas em sala de aula.
|
Data
show
Flip chart
|
12h às 14h
|
|
||
14h00
às 15h30
|
Proposta
Didática para Alfabetizar Letrando
|
· Em seguida, retomar questões/dúvidas e reflexões quanto a “Proposta
Didática
para Alfabetizar Letrando” relacionadas com a última formação:
- Vocês estudaram a “Proposta Didática para Alfabetizar Letrando”?
- O que é Alfabetizar?
- O que é Letrar?
- Por que a Proposta engloba os dois conceitos?
- Que teóricos embasam esta Proposta?
Sugestão: Fazer a leitura do Poema de Mary Kato – Letramento.
|
Instrumento
perfil do professor alfabetizador;
Slides;
Proposta Didá-
tica
para Alfabetizar Letrando
Poema
Letramento.
|
15h
30min as 15h50min
|
Intervalo
|
||
15h50min
às 17h30min
|
Apropriação
da 1ª Etapa - 2º mês Nome de animais de A a Z
Alfabeto,
Ordem alfabética – Agendinha
Leitura
de texto: informativo; música
Convenções
gráficas da escrita (direção, espaçamento p. 58, pontuação p. 56) Consciência
fonológica (rimas, trava-língua e aliterações) Reflexão metalínguística
(análise estrutural e fonológica)
Análise metalingüística
Análise fonológica
Análise estruturante
Atividades alimentadoras
|
Exposição
dialogada
-
Manuseio do material didático
Realização
da leitura compartilhada do planejamento da 1ª etapa – 2º mês- chamando
atenção para as unidades lingüísticas e os objetivos didáticos da leitura, da
oralidade e da escrita ( pag. 68); Apresentação dos cartazes a serem
trabalhados nesta unidade ( cartazes 4 e 5); Apresentação dos vídeos “Animais
de A a Z” e “Curiosidades” ( passar apenas alguns animais); Fazer uma revisão
sobre a estrutura das etapas, semanas e dias.
· 1ª etapa está dividida em dois meses: o primeiro
mês é composto de 4 semana ( 1ª a 4ª semana), o segundo mês composto de mais
4 semanas (5ª a 8ª semana),
· Toda segunda feira sugere-se o trabalho com
travas – línguas/ parlendas, advinhas, além de atividades com o nome próprio,
justificando ser o trabalho em agosto.
· Todas as sextas-feiras sugerem-se o trabalho com
jogos.
· Terça, quarta e quinta seguir a estrutura da
proposta.
-
Apresentar a agendinha (objetivo)
- Trabalhar com o texto O bicho “Ivete Sangalo e Saulo Fernandes (pag.
90 a música), exposição do texto feito pelo formador escrito em papel madeira
antecipadamente, trabalhar a convenção gráfica da escrita (direção,
espaçamento), realizar reflexões metalinguísticas (análise fonológica e estrutural)
· Quais são os animais que
aparecem na musica
· Escolher alguns nomes de
animais e fazer análise fonológica e estrutural.
· Letra inicial e final
· Contar nos dedos os números
de sílabas...
· Solicitar palavras que rimam
com o nome “leão”
· Contar quantas letras tem o
nome leão
· Nomes que iniciam ou terminam
com a mesma sílaba
· Verificar letras iguais ou diferentes...
|
Animais de A a Z; 5
Textos:
Parece... mas não é; Curiosidades do mundo animal; Bicho Textos: Parece...
mas não é; Curiosidades do mundo animal; Bicho
vídeo: Parece... mas não é; Curiosidades do mundo animal.
Caderno do Aluno
Livro de leitura Cartazes,
Cartelas
Fichas e fichinhas
Planilhas
de atividades
Proposta
Didática para Alfabetizar Letrando
Caderno do Aluno
Cartazes, Cartelas
Fichas e fichinhas
Planilhas
de
Atividades.
|
17h30min às 18h
|
Avaliação do 1º dia de encontro
|
· Fortalecer a
importância da cultura de avaliação
O formador convida os cursistas para avaliar o dia, pedindo que
escrevam uma frase significativa que será colada no painel da Turma do Pacto.
· Encerramento
|
|
HORÁRIO
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
RECURSO
|
08h
|
Acolhimento
|
Arrumar
a sala colocando em exposição todos os nomes dos participantes
Dinâmica de interação com a ficha dos nomes dos
professores. Pedir aos professores que entrega ao colega seu nome e faça análises fonológicas e
estruturantes.
|
Cartolina e pincel
|
8h30min as
10h
|
Planejamento
da 1ª etapa – 2º mês
|
Trabalho em grupo
Manuseando o material didático
· O
formador deverá organizar 5 grupos que planejarão cada um, um dia da semana
da 1ª Etapa do 2º mês. Em seguida , um membro de cada grupo será indicado
para apresentar seu planejamento. (O formador realizará a mediação para as
intervenções necessárias).
· Explicar aos grupos a tarefa e entregar a ficha
de planejamento.
· O formador deve delimitar e gerenciar o tempo da
atividade, 02h30 min., circulando entre os grupos e acompanhando as
discussões, em cada grupo, sobre o planejamento das atividades com base na Proposta Didática para Alfabetizar
Letrando.
|
Livro
de leitura; Caderno de atividades; Cartazes: 1, 2 e 3 – alfabeto; 4 – Animais
de A a Z; 5 – Animais que se parecem; Agendinha; Anexo de adivinhações;
Alfabeto móvel; Textos: Parece... mas não é; Curiosidades do mundo animal;
Bicho; Cartelas didáticas: 1, 2, 3 e 4 Fichas de nome de animais; Ficha de
Planejamento.
|
10h30min
as 10h 50
|
Intervalo
|
Lanche
|
|
10h50min
As 12 h
|
Planejamento
da 1ª etapa – 2º mês
|
Continuação do planejamento
|
|
12h
|
Almoço
|
||
14h
|
Planejamento
|
Apresentação
do Planejamento
· O grupo selecionado deverá apresentar o
planejamento envolvendo todos os participantes da equipe, e as demais equipes
deverão anotar todas as duvidas para discussão posterior.
· Após
apresentação do planejamento o formador deverá mediar as discussões e
realizar intervenções necessárias.
|
-
Instrumentos de acompanhamento do professor alfabetizador
- Cronograma de formação de
formadores em alfabetização 2011
|
15h30min
As 15h50min
|
Intervalo
|
Lanche
|
|
15h50min as
17h40min
|
Planejamento
|
Esclarecimentos
das duvidas e orientações quanto a Proposta Didatica Alfabetizar Letrando.
|
Proposta
Didática para Alfabetizar Letrando Caderno do Aluno
Cartazes, Cartelas Fichas e
fichinhas Planilhas de Atividades
|
17h40
|
Avaliação
|
Avaliação da formação
Distribuição do instrumento de
avaliação impresso, após preenchimento
recolhê-lo.
|
Instrumento de avaliação
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário