quarta-feira, 13 de junho de 2012

2ª FORMAÇÃO DO PACTO PELA EDUCAÇÃO TODOS PELA ESCOLA.


A SEGUNDA FORMAÇÃO DO PACTO ACONTECEU NOS DIAS 1 E 2 DE MARÇO DE 2012, NA CASA DA CULTURA, MINISTRADA PELAS FORMADORAS RAIMUNDA MELO E ANA VITORIA GUEDES,  TENDO COMO OBJETIVOS – REVISAR OS FUNDAMENTOS DO PACTO COM MUNICÍPIOS E DA PROPOSTA DIDÁTICA – ALFABETIZAR LETRANDO; FORTALECER OS PROCEDIMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO MATERIAL E A SUA UTILIZAÇÃO; PLANEJAR AS ATIVIDADES ALFABETIZADORAS DA 1ª ETAPA, 2º MÊS DE ACORDO COM A PROPOSTA PEDAGÓGICA.

O ENCONTRO FOI UM SUCESSO, OS PROFESSORES PARTICIPARAM BASTANTE COM INDAGAÇÕES ACERCA DA PROPOSTA. HOUVE MUITO QUESTIONAMENTOS POR PARTE DOS MESMOS OS QUE MOSTRAM O INTERESSE PELO O PROGRAMA PACTO.

DE ACORDO COM AS AVALIAÇÕES PERCEBEMOS QUE O ENCONTRO FOI MUITO PROVEITOSO E ESCLARECEDOR. AS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS FORAM EXCELENTES ONDE SE PERCEBE UMA BOA COMPREENÇÃO DO PROGRAMA.

AGENDA DA 2ª FORMAÇÃO

HORÁRIO
CONTEÚDO
METODOLOGIA
RECURSO
08h às
08h 30min
Acolhimento: Boas vindas aos cursistas Mensagem
Programação do encontro
· Bom dia (mensaagem)
· Leitura da programação do encontro
· Apresentação aos professores que estão participando pela primeira vez.

Programação do
encontro. Slides.
Data show
Papel Ofício
Pincel Atômico
Tesoura
8h40min
às
10h30min
1ª Etapa da Proposta Didática -Experiências vivenciadas em sala de aula
· Troca de experiências para fortalecimento da rede de aprendizagens com esclarecimentos de dúvidas
Instrumento de planejamento de relato de experiência (O que foi feito? Como foi feito? Com o que foi feito?)
10h30min
Às 10h50
Lanche

_______________
10h 50min
às 12h
1ª Etapa da Proposta Didática -Experiências vivenciadas em sala de aula
· Socialização e registros dos relatos em plenária
· Apresentação de atividades significativas vivenciadas em sala de aula.
Data show
Flip chart
12h às 14h

14h00 às 15h30


Proposta Didática para Alfabetizar Letrando
· Em seguida, retomar questões/dúvidas e reflexões quanto a “Proposta Didática
para Alfabetizar Letrando” relacionadas com a última formação:
- Vocês estudaram a “Proposta Didática para Alfabetizar Letrando”?
- O que é Alfabetizar?
- O que é Letrar?
- Por que a Proposta engloba os dois conceitos?
- Que teóricos embasam esta Proposta?
Sugestão: Fazer a leitura do Poema de Mary Kato – Letramento.
Instrumento perfil do professor alfabetizador;
Slides; Proposta Didá-
tica para Alfabetizar Letrando
Poema Letramento.
15h 30min as 15h50min
Intervalo
15h50min
às 17h30min

Apropriação da 1ª Etapa - 2º mês Nome de animais de A a Z
Alfabeto, Ordem alfabética – Agendinha
Leitura de texto: informativo; música
Convenções gráficas da escrita (direção, espaçamento p. 58, pontuação p. 56) Consciência fonológica (rimas, trava-língua e aliterações) Reflexão metalínguística (análise estrutural e fonológica)
Análise metalingüística
Análise fonológica
Análise estruturante
Atividades alimentadoras
Exposição dialogada
- Manuseio do material didático
Realização da leitura compartilhada do planejamento da 1ª etapa – 2º mês- chamando atenção para as unidades lingüísticas e os objetivos didáticos da leitura, da oralidade e da escrita ( pag. 68); Apresentação dos cartazes a serem trabalhados nesta unidade ( cartazes 4 e 5); Apresentação dos vídeos “Animais de A a Z” e “Curiosidades” ( passar apenas alguns animais); Fazer uma revisão sobre a estrutura das etapas, semanas e dias.
· 1ª etapa está dividida em dois meses: o primeiro mês é composto de 4 semana ( 1ª a 4ª semana), o segundo mês composto de mais 4 semanas (5ª a 8ª semana),
· Toda segunda feira sugere-se o trabalho com travas – línguas/ parlendas, advinhas, além de atividades com o nome próprio, justificando ser o trabalho em agosto.
· Todas as sextas-feiras sugerem-se o trabalho com jogos.
· Terça, quarta e quinta seguir a estrutura da proposta.
- Apresentar a agendinha (objetivo)
- Trabalhar com o texto O bicho “Ivete Sangalo e Saulo Fernandes (pag. 90 a música), exposição do texto feito pelo formador escrito em papel madeira antecipadamente, trabalhar a convenção gráfica da escrita (direção, espaçamento), realizar reflexões metalinguísticas (análise fonológica e estrutural)

· Quais são os animais que aparecem na musica
· Escolher alguns nomes de animais e fazer análise fonológica e estrutural.
· Letra inicial e final
· Contar nos dedos os números de sílabas...
· Solicitar palavras que rimam com o nome “leão”
· Contar quantas letras tem o nome leão
· Nomes que iniciam ou terminam com a mesma sílaba
· Verificar letras iguais ou diferentes...
Animais de A a Z; 5
Textos: Parece... mas não é; Curiosidades do mundo animal; Bicho Textos: Parece... mas não é; Curiosidades do mundo animal; Bicho
vídeo: Parece... mas não é; Curiosidades do mundo animal.
Caderno do Aluno
Livro de leitura Cartazes, Cartelas
Fichas e fichinhas
Planilhas de atividades
Proposta Didática para Alfabetizar Letrando
Caderno do Aluno
Cartazes, Cartelas
Fichas e fichinhas
Planilhas de
Atividades.
17h30min às 18h
Avaliação do 1º dia de encontro
· Fortalecer a importância da cultura de avaliação
O formador convida os cursistas para avaliar o dia, pedindo que escrevam uma frase significativa que será colada no painel da Turma do Pacto.
· Encerramento





HORÁRIO

CONTEÚDO

METODOLOGIA

RECURSO


08h

Acolhimento
Arrumar a sala colocando em exposição todos os nomes dos participantes
Dinâmica de interação com a ficha dos nomes dos professores. Pedir aos professores que entrega ao colega seu nome e faça análises fonológicas e estruturantes.


Cartolina e pincel
8h30min as
10h




Planejamento da 1ª etapa – 2º mês



Trabalho em grupo
Manuseando o material didático
· O formador deverá organizar 5 grupos que planejarão cada um, um dia da semana da 1ª Etapa do 2º mês. Em seguida , um membro de cada grupo será indicado para apresentar seu planejamento. (O formador realizará a mediação para as intervenções necessárias).
· Explicar aos grupos a tarefa e entregar a ficha de planejamento.
· O formador deve delimitar e gerenciar o tempo da atividade, 02h30 min., circulando entre os grupos e acompanhando as discussões, em cada grupo, sobre o planejamento das atividades com base na Proposta Didática para Alfabetizar Letrando.
Livro de leitura; Caderno de atividades; Cartazes: 1, 2 e 3 – alfabeto; 4 – Animais de A a Z; 5 – Animais que se parecem; Agendinha; Anexo de adivinhações; Alfabeto móvel; Textos: Parece... mas não é; Curiosidades do mundo animal; Bicho; Cartelas didáticas: 1, 2, 3 e 4 Fichas de nome de animais; Ficha de Planejamento.
10h30min
as 10h 50
Intervalo
Lanche
10h50min
As 12 h
Planejamento da 1ª etapa – 2º mês
Continuação do planejamento
12h
Almoço

14h

Planejamento
Apresentação do Planejamento
· O grupo selecionado deverá apresentar o planejamento envolvendo todos os participantes da equipe, e as demais equipes deverão anotar todas as duvidas para discussão posterior.
· Após apresentação do planejamento o formador deverá mediar as discussões e realizar intervenções necessárias.
- Instrumentos de acompanhamento do professor alfabetizador
- Cronograma de formação de formadores em alfabetização 2011
15h30min
As 15h50min
Intervalo
Lanche
15h50min as
17h40min
Planejamento
Esclarecimentos das duvidas e orientações quanto a Proposta Didatica Alfabetizar Letrando.
Proposta Didática para Alfabetizar Letrando Caderno do Aluno
Cartazes, Cartelas Fichas e fichinhas Planilhas de Atividades
17h40
Avaliação
Avaliação da formação
Distribuição do instrumento de avaliação impresso, após preenchimento
recolhê-lo.                                                       
Instrumento de avaliação


Nenhum comentário:

Postar um comentário